Explorar as Ilhas Jónicas na Grécia é como se nos perdêssemos num sonho. Aquele tipo de sonho, onde nos perdemos num paraíso de areia branca, com água cristalinas, o sol a espreitar e grutas encantadoras - mas cada um, com uma beleza e um charme inconfundíveis, oferecendo uma experiência verdadeiramente única.
Recentemente, tive a oportunidade de visitar quatro dessas ilhas “paraíso” – Corfu, Zakynthos, Lefkada e Kefalonia – e não podia deixar de partilhar convosco um pouco da minha experiência, e reviver esta aventura mágica que a Know To Go me proporcionou.
Corfu: Uma Jornada Pela História e Pela Beleza Natural
Aterrei no Aeroporto de Corfu, aluguei um carro (pontos bónus pela rapidez na entrega da viatura) e parti à aventura. Acreditem quando vos digo que esta ilha parece saída de um conto de fadas... Ao chegar, pensei que fosse o tal paraíso com sol e boas praias, mas era tão mais do que isso! A cidade velha de Corfu é uma mistura fascinante de influências venezianas, britânicas e francesas. Passear pelas ruas estreitas e calmas, cheias de casinhas coloridas de estrutura antiga, foi como voltar atrás no tempo. Não há aquela correria da cidade, aquele barulho citadino, há apenas mar e paz. Desde a vista deslumbrante de Angelokastro, à beleza da velha fortaleza, esta ilha tem muito para oferecer, principalmente, a simpatia dos locais!
Os cafés e tabernas são super acolhedores. O Stefanos, o empregado de mesa, recomendou-me o "sofrito" e a "pastitsada", pratos tradicionais da região - e o certo é que são de comer e chorar por mais! As praias, como Paleokastritsa, são verdadeiros paraísos de areia branca e águas azul-turquesa, perfeitas para mergulhos e snorkelling (se forem como eu, é uma oportunidade que não vão perder). E se estiverem por perto, têm mesmo de dar um pulinho à praia da Gruta (La Grotta) – um espetáculo rochoso incrível para mergulhos. É de tirar o fôlego!
Dica: não deixem de passar pelo Cabo Drastis e pelo Canal d’Amour, são autênticos tesouros por descobrir!
Lefkada: O Refúgio dos Amantes de Desportos Aquáticos
A viagem de carro de Corfu até à ilha Lefkada faz-se bem, entre 3 a 4 horinhas. Primeiro num um ferry até ao continente, depois por estrada, uma vez que a ilha é ligada ao continente por uma ponte.
Lefkada é um paraíso para os amantes de desportos aquáticos – não saí de lá sem experimentar caiaque e windsurf! Comecei por explorar a Praia de Porto Katsiki, com os seus altos penhascos e água cristalina, um dos lugares mais bonitos e pacíficos que já vi. Há coisas e lugares que por muito que se tente, as palavras não lhes fazem jus, e este é um deles.
Também passei pela Praia Agios Nikita, e só tenho uma coisa a dizer: a sensação de paz ao flutuar nestas águas tão calmas, é indescritível. Aproveitem para tomar uma Soumada, uma bebida tradicional da ilha, que é uma delícia muito antiga – Στην υγειά σας! (Cheers!).
Deixo já o convite aos que gostam de se perder no meio de uma beleza tão natural: façam um dos diversos percursos pedestres pela natureza, que esta região tem para vos oferecer. Eu recomendo fortemente os percursos que passam pela cascata de Nidri. É um local mágico, que definitivamente não vão querer perder.
Kefalonia: A Ilha da Tranquilidade e do Mistério
De Lekfada, segui para Kefalonia, uma ilha que respira tanto tranquilidade, como mistério. Para os fãs de locais incríveis com poucos turistas, esta ilha é para vocês!
Cheguei primeiramente a Assos, uma aldeia pitoresca repleta de casas coloridas que nos transmitem uma atmosfera serena. A tranquilidade da aldeia chega até à Praia de Myrtos, uma praia semicircular de areia branca, que se torna num deslumbrante espetáculo ao pôr do sol.
O mistério chega no dia seguinte, quando fiz uma visita à caverna de Melissani. Nem sabem… mas esta caverna esconde um lago subterrâneo, onde a luz do sol entra pelo teto da caverna, e cria um efeito mágico. Passear pelo lago, é como estar num conto de fadas e descobrir uma maravilha natural – já para não falar nas incríveis lendas sobre este lugar, que o Andreas (o guia) foi contando…
O pouco turismo que existe nesta ilha, torna toda a experiência ainda melhor. Conseguem “viver” e explorar como um verdadeiro local, e torna-se muito fácil de conhecer e fazer amizade com os kefaliotes (os habitantes).
Zakynthos: Entre as Tartarugas e a Baía do Naufrágio
A minha última paragem foi Zakynthos, uma ilha que se destaca pelas suas praias deslumbrantes. Sem sombra de dúvida que a mais famosa e misteriosa é a Baía do Naufrágio (Praia Navagio), com o seu navio encalhado (ao que se diz, de piratas dos anos 80), no areal branco. A vista do miradouro é de tirar o fôlego, mas estar na praia, com toda aquela beleza natural, é uma experiência quase surreal – parece que de repente entraram num filme sobre piratas e ilhas desertas!
Dica: levem calçado confortável. A areia desta praia tinha muitas pedrinhas e conchas que magoam os pés. Por experiência própria, não se fiem nos chinelos.
Se procuram festa e animação, Zakynthos é a ilha ideal para uma noite mais divertida. O típico espírito grego aliado à vida noturna, dá um toque difícil de encontrar em qualquer outro canto do mundo. É mesmo especial!
Um dos momentos mais emocionantes da viagem (e desta ilha)? Ter a oportunidade de nadar com tartarugas marinhas em Laganas Bay. Foi uma sensação de conexão com a natureza incrível. Em Zakynthos, ainda visitei as Grutas Azuis, que para os mais curiosos, é um espetáculo natural mesmo deslumbrante – metam na vossa bucket list!
Vão por mim: as Ilhas Jónicas são um tesouro da Grécia que têm mesmo de visitar. Sendo possível visitá-las de carro, recomendo que o façam, para terem uma maior liberdade horária. Desde a história rica de Corfu, passando pelas maravilhas naturais de Zakynthos, aos desportos aquáticos em Lefkada, até à tranquilidade mística de Kefalonia, cada ilha tem algo especial a oferecer.
Marquem já a vossa viagem às jóias do Mar Jónico com a Agência de Viagens Know To Go, e lancem-se à aventura por estes paraísos gregos. Aproveitem que têm tudo planeado, e viajem sem preocupações.
τα λεμε την επομενη φορα! (Até à próxima!)