Vamos até ao outro lado do mundo? Hoje levo-vos comigo numa viagem a down under, que é como quem diz, à Austrália.
Com a sua vida selvagem inigualável, os recifes de coral, as praias paradisíacas, os desertos, montes e vales e as cidades cosmopolitas, a Austrália parece quase saída de um filme de ficção científica, em que cada recanto é mais impressionante que o anterior.
E, sendo um país tão grande e repleto de tantas maravilhas, merece que a cada estado seja dada a devida atenção e que cada local seja visitado com tempo.
Por isso, e para aproveitar ao máximo o que a Austrália tem de melhor para oferecer, a minha viagem ficou-se “apenas” pelo norte de Queensland. Pode parecer pouco, mas digo-vos já que deu pano para mangas!
Maior do que muitos países (só para terem uma noção, Queensland é cerca de 20 vezes maior do que Portugal!), este estado australiano é dos mais remotos e naturais do país e um verdadeiro paraíso para quem adora natureza e vida selvagem. Repleto de maravilhas naturais, como a tão famosa Grande Barreira de Coral, e cidades modernas, o chamado “estado do sol” é um dos destinos imperdíveis para quem visita a Austrália.
Cairns, a cidade tropical
Considerada a porta de entrada para o norte tropical de Queensland, Cairns é uma cidade descontraída que é melhor apreciada ao ar livre. É o melhor ponto de partida para visitar a região, por isso aconselho-vos a fazerem da cidade a vossa base. Para lá chegarem, podem voar até Brisbane e, depois, apanhar um voo doméstico. Em alternativa, também podem reservar um voo internacional diretamente para Cairns, mas contem com duas ou três escalas.
Nas redondezas encontram atrações que são Património Mundial da UNESCO, mas a própria cidade também é digna de ser explorada. Cairns passou de uma cidade portuária em ruínas para uma cidade moderna, marcada pelo estilo de vida outdoor. Com uma vida noturna vibrante, nesta “selva urbana” não faltam cafés, restaurantes e bares. Também os mercados são de visita obrigatória. Passem pelo Rusty’s e pelo Cairns Night Markets!
A cidade de Cairns não tem praia, por isso a Lagoa Esplanade é o melhor local para se refrescarem nos dias mais quentes. Esta piscina de água salgada de 4.800 metros quadrados está envolta em parques, passadiços, árvores e churrasqueiras. Se quiserem mesmo relaxar numa praia, aconselho-vos a seguirem para norte, até Palm Cove, que fica a cerca de 25 minutos de carro.
Estando em Cairns, também não podem deixar passar uma das experiências mais incríveis de sempre: voar de helicóptero até Vlasoff Cay, aterrar num pedaço de areia rodeado pelo Mar de Coral, mergulhar nas águas cristalinas e, no fim, desfrutar de um delicioso pequeno-almoço acompanhado de champagne.
Grande Barreira de Coral
A Grande Barreira de Coral, considerada Património da Humanidade, é o maior sistema de recifes de coral do mundo, estendendo-se desde a ponta do Cabo York, no norte de Queensland, até Bundaberg. Lar de milhares de espécies animais, 3 mil recifes e mais de 900 ilhas e ilhotas, a Grande Barreira de Coral é dona de um dos ecossistemas naturais mais complexos e o maior organismo vivo da Terra.
Por isso é que, provavelmente, não existe lugar no mundo mais incrível para praticar mergulho. Todos os dias, dezenas de barcos partem de Cairns em direção ao recife e, em menos de uma hora, podem estar a fazer snorkeling no ambiente subaquático mais espetacular da Austrália. E como as visitas à Grande Barreira de Coral nunca são demais, aconselho-vos, também, a conhecer o recife de barco e num voo de helicóptero.
Se quiserem viver uma experiência ainda mais exclusiva, podem dormir no recife e acordar no coração da Grande Barreira de Coral, nas águas tranquilas e protegidas da Lagoa da Ilha Lady Musgrave.
Kuranda
A apenas 25 quilómetros de Cairns, Kuranda é uma vila encantadora nas montanhas, rodeada por uma floresta tropical. A povoação pitoresca é o local perfeito para interagir com a vida selvagem e experienciar a cultura indígena local.
A melhor forma de chegar até Kuranda é apanhando o comboio tradicional em Cairns e percorrer a famosa ferrovia panorâmica, que passa pelas Florestas Tropicais dos Trópicos Húmidos, por espetaculares cascatas e pelo Barron Gorge. Uma vez na vila, não podem deixar de conhecer a cultura aborígene no Parque Natural Rainforestation e de ver de perto animais como cangurus, wombats, quokkas, petauros e crocodilos de água doce no Kuranda Koala Gardens.
No fim, regressem a Cairns no Skyrail Rainforest Cableway, desfrutando de uma viagem de teleférico fantástica por cima da floresta tropical e de vistas panorâmicas deslumbrantes.
Parque Nacional de Daintree
Com 10 milhões de anos, a Floresta Húmida de Daintree - em tempos chamada, por Sir David Attenborough, de “o lugar mais extraordinário da Terra” -, é a floresta tropical mais antiga do mundo. Nesta região, as paisagens, os rios, as árvores, as praias e as montanhas são um autêntico espanto e a vida selvagem é abundante.
Mas, tão especiais como a própria floresta, são as experiências que nela podem viver. Se gostam de emoções fortes, aventurem-se num cruzeiro para observação de crocodilos ou flutuem rio abaixo numa jangada para fazer snorkeling. No Parque Nacional de Daintree também podem fazer tirolesa, dar um passeio a cavalo ou, simplesmente, caminhar nas maravilhosas praias selvagens.
Para compreender toda a história da região, visitem as aldeias aborígenes e deixem-se maravilhar pelo conhecimento de gerações dos guardiães tradicionais da região, os Kuku Yalanji. No fim disto tudo, se precisarem de relaxar, não deixem de experimentar os tratamentos de spa inspirados na sabedoria indígena e nas propriedades curativas das plantas nativas australianas.
Port Douglas
Com o seu cheirinho a maresia, Port Douglas é um verdadeiro regalo para os olhos! A cidade, conhecida como a casa do luxo descalço, é banhada pelo Mar de Coral e oferece paisagens de cortar a respiração. Aqui, a descontração mistura-se com a aventura e as experiências luxuosas andam de mão dada com o ambiente acolhedor.
A região foi a primeira no mundo a obter a certificação ECO Destination da Ecotourism Australia e combina o urbano e o selvagem. Assim, aqui podem viver quer o lado cosmopolita da cidade, quer as aventuras que a natureza oferece.
No Wildlife Habitat, um jardim zoológico premiado, podem experimentar encontros imersivos com a vida selvagem, explorar habitats únicos e alimentar animais. Já o Hartley’s Crocodile Adventures, uma das mais antigas atrações turísticas da zona, é um santuário de vida selvagem e parque de ecoturismo. Com mais de 2.100 metros de passadiços, o Hartley’s Crocodile Adventures conta com cinco zonas distintas que podem ser exploradas, na sua maioria, de forma independente. Aqui também podem fazer um passeio de barco pelos pântanos para tentar avistar os crocodilos que espreitam nas águas.
Se ficaram cheios de vontade de conhecer as maravilhas do norte de Queensland, marquem a vossa viagem na Agência de Viagens Know To Go para uma experiência inesquecível e à vossa medida.