Japão

À descoberta das maravilhas de Kyoto

Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

Vamos voltar ao Japão? Com a Know To Go, voltava sem pensar duas vezes!!

Depois de Tóquio, hoje levo-vos numa aventura até Kyoto, a cidade mais monumental e tradicional do país.

Kyoto é a cidade mais apetecida por todos os que visitam o Japão. Classificada como Património Mundial pela Unesco, foi a capital imperial do Japão por mais de 1.000 anos e é famosa pelos seus templos, santuários e bairros antigos. A cidade transporta-nos para o imaginário do Japão antigo, onde não faltam as gueixas e as cerimónias de chá e uma floresta de bambu única! Além disso, abriga santuários xintoístas e templos budistas com jardins deslumbrantes, e está a menos de uma hora da cidade histórica de Nara.

Neste artigo, deixo-vos um roteiro dos locais imperdíveis desta cidade que me deixou completamente in love! Venham comigo numa viagem ao encontro da essência japonesa.

Passear pelo centro histórico

Começamos a nossa aventura no centro de Kyoto. Comecem por Gion, a zona mais antiga e tradicional da cidade, o famoso bairro das gueixas. Repleto de templos, bares de saqué e casas antigas de madeira de estilo japonês, aqui encontram um cenário tradicional e pitoresco. Infelizmente, devido aos excessos e comportamentos desrespeitosos por parte de turistas, Kyoto fechou algumas ruas de Gion ao público. Ainda assim, podem percorrer a Hanami-koji, uma das mais conhecidas. Uma vez em Gion, não deixem, ainda, de visitar o pagode de Yasaka, o maior e mais bonito da cidade, e o Parque Maruyama.

A visita ao centro de Kyoto não fica completa sem darem um salto ao mercado de Nishiki, do outro lado do rio, onde encontram produtos locais e regionais japoneses. Aconselho-vos, ainda, a jantarem em Pontocho, uma ruela estreita nas margens do rio Kamo, cheia de restaurantes de comida tradicional.

Conhecer os templos budistas e xintoístas

Kyoto está repleta de templos budistas e santuários xintoístas (religião tradicional do Japão, que está intimamente ligada à sua história e cultura). Por isso, aconselho-vos a escolher alguns que querem mesmo conhecer para ainda terem tempo de visitar outras atrações.

Imperdível é a visita ao templo Kyomizu-dera. E têm mesmo de fazer a subida desde Gion por Ninenzaka e Sannenzaka, as ruas históricas e pitorescas do bairro Higashiyama. Uma vez lá em cima, a vista do seu terraço de madeira (o ponto mais famoso do templo) sobre a cidade é fenomenal!

O templo Kinkaku-ji, também conhecido como Pavilhão Dourado - porque, à exceção do rés-do-chão, é todo revestido em folha de ouro -, é outro dos que têm mesmo de conhecer. Mesmo visto de longe (porque não se pode entrar), a beleza deste que é um dos templos mais icónicos de Kyoto é inegável. Os jardins lindíssimos do complexo e o lago que reflete a imagem dourada do edifício tornam o templo Kinkaku-ji numa das atrações mais bonitas da cidade. Aqui, também podem visitar o antigo Sekkatei, que é um pequeno salão onde podem experimentar a cerimónia do chá.

Depois, recomendo que visitem o tempo Ryoan-ji, que fica perto do Pavilhão Dourado. Conhecido pelo seu karesansui - jardim de pedra -, o Ryoan-ji, também chamado Templo do Dragão à Paz, é um local destinado à contemplação e à serenidade.

Digno de nota é, também, o templo Ginkaku-ji (Pavilhão de Prata), um belo exemplo da arquitetura japonesa. Da mesma maneira que o seu templo irmão, o Kinkaku-ji, foi coberto de ouro, a intenção era cobrir este de prata, o que nunca chegou a acontecer. Apesar disso, o jardim de areia branca com a duna central a representar o Monte Fuji e o jardim de musgo com uma série de pequenas ilhas e pontes ligadas entre si são imperdíveis.

Visitar a aldeia de Arashiyama

Arashiyama é uma das áreas mais pitorescas de Kyoto, conhecida pela sua beleza natural e monumentos históricos. Aqui, a atração mais conhecida é, garantidamente, a floresta de bambu. Foi criada uma artéria pedonal que passa pelo meio dos bambus, criando um cenário verdadeiramente fotogénico e um passeio inesquecível.

Aconselho-vos, ainda, a visitar o templo Tenryu-ji, que conta com um jardim paisagístico perfeito com mais de 700 anos. A ponte Togetsukyo, conhecida como a “ponte que atravessa a lua” e que oferece vistas panorâmicas do rio Katsura e das montanhas, também é imperdível.

Por fim, não podem terminar a vossa visita a Arashiyama sem percorrerem as suas ruas tradicionais - onde até podem avistar uma maiko, que é uma aprendiz de gueixa -, e darem um passeio de riquexó.

Conhecer Nara

Nara foi a primeira capital do Japão e é uma cidade rica em história e cultura, localizada a menos de uma hora de Kyoto. Conhecida pelos seus templos antigos, tesouros arquitetónicos e trilhos sagrados, vale bem a pena a visita!

Aqui, recomendo-vos que visitem o Nara Park, um parque público onde podem interagir com os veados que por lá passeiam livremente, e o Jardim Isuien, que combina dois estilos de paisagismo de diferentes períodos e onde podem desfrutar de vistas serenas e pitorescas.

Quanto a templos e santuários, também não faltam em Nara. Eu visitei dois: o Kasuga-taisha, conhecido pelas suas centenas de lanternas de pedra e bronze, e o Todai-ji. Aqui podem visitar o salão Daibutsuden (Grande Salão do Buda), que é um dos maiores edifícios de madeira do mundo, a estátua do Grande Buda, uma das maiores estátuas de bronze que existem da divindade, e ainda o portão Nandaimon, com as suas imponentes estátuas guardiãs.

Provar a gastronomia local

Não podia terminar este roteiro sem vos falar da comida. Tal como no resto do Japão, também em Kyoto a gastronomia é fenomenal. Aqui, os pratos são sofisticados e dão ênfase à sazonalidade, refletindo a rica tradição cultural da cidade.

Têm mesmo de provar os pratos obanzai (pratos caseiros, cozidos ou em pickle, feitos com legumes) também são muito populares. Por lá, provei a beringela kamo dengaku - beringela assada coberta com miso, um dos pratos obanzai mais conhecidos.

Se ainda tiverem barriga para a sobremesa depois de uma refeição deliciosa, aconselho-vos a provar kyo-wagashi, um doce típico que Kyoto feito com pasta de feijão doce, mochi e outros ingredientes e muitas vezes servido com chá verde.

A minha visita a Kyoto dava pano para mangas e a verdade é que há muitas mais experiências que podia partilhar convosco. Mas fica para uma próxima vez!

E se ficaram cheios de vontade de conhecer esta cidade maravilhosa (como tenho a certeza que ficaram), marquem a vossa viagem à medida na Agência de Viagens Know To Go para uma experiência vibrante e inesquecível.