Rajastão

India
Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

Terra de Reis – rajás e marajás – pois é esse, exatamente, o significado do seu nome.

O Rajastão é o maior estado da Índia e aquele onde se encontra tudo o que se imagina sobre a Índia exótica e encantada, a Índia das cores e das danças, dos brilhos, da graciosidade e do mistério; a Índia dos palácios, majestosa.

Esta é uma região em que, ao longo de séculos, os reis locais hindus conviveram e fizeram guerra com os imperadores muçulmanos instalados em Deli e faz parte do Império Britânico durante a colonização da Índia.

Aliás, só após a independência é que os marajás perderam o seu poder monárquico, tendo conseguido manter influência social e a maioria dos seus palácios e património, de que cuidam até ao dia de hoje.

Jaipur, a cidade rosa; Jodhpur, a cidade azul e Udaipur, a cidade branca, são três exemplos da grandiosidade do Rajastão, e três excelentes motivos para incluir estes extraordinários destinos na sua viagem pela Índia. Não se vai arrepender!

Jaipur

Porque tudo na Índia tem qualquer coisa de transcendente, em Jaipur vai encontrar a cidade rosa. Isso deve-se aos edifícios pintados dessa cor, por ordem do Marajá, no século XIX, mas não deixa de ser uma nota de suavidade e feminilidade inesperadas numa cidade grande que é, aliás, capital do estado do Rajastão.

Mas, além da cor, Jaipur também é uma cidade diferente por vários outros motivos: foi a primeira cidade planeada, o que lhe confere uma planta mais estruturada e menos orgânica do que noutros pontos do país; e em março é possível ver as procissões de elefantes – o que só por si é surpreendente - que anunciam o Holi – um espantoso e colorido festival de cores – que celebra a chegada da primavera. Se nunca ouviu falar desta festa, vale a pena investigar; é fenomenal!

Hoje, a cidade é um importante centro de negócios, e emana todas as vibrações de uma cidade cosmopolita. E, por todos os motivos, é um destino que vale a pena conhecer passeando pelas ruas, pois só assim consegue ver como é a vida real, e sentir o pulso à cidade e às gentes.  

Em todo o caso, se gosta de ver monumentos, Jaipur tem muito para ver e se espantar! Estes são alguns dos spots imperdíveis:

Amber Fort é uma fortaleza enorme, magnífica, espantosa! Foi a primeira residência do marajá, antes mesmo da construção da cidade, e é um complexo gigantesco situado no topo de uma colina, que integra diversos edifícios e equipamentos no seu interior. Embora possa ir a pé, é o destino ideal para chegar em grande estilo: num robusto todo-o-terreno ou em cima de um elefante.

O Palácio da Cidade – para onde o marajá se mudou quando a cidade foi construída - é, sem dúvida, um dos pontos mais visitados. A sua cor – rosa, claro! – não passa despercebida e faz jus ao epíteto da cidade. Foi construído na mesma altura em que a cidade foi fundada, séculos XVII/XVIII e, além do palácio, o complexo conta com jardins, zona comercial, pátios e, até, um museu.

Mesmo ao lado, o Jantar Mantar é um lugar extraordinário! E não, este não é um restaurante, nem tem nada a ver com refeições – é, sim, um Observatório Astronómico do século XVIII, construído pelo marajá Sawai Jai Singh, fundador da cidade e grande estudioso de astronomia. Consiste num complexo de edifícios que funcionam como uma espécie de relógios de sol em tamanho gigante. E se está a pensar qualquer coisa como ‘ok, mas para que é que isso serve?’ dizemos-lhe que além de permitirem medir a hora do dia com extrema precisão, foram importantes para a construção de tabelas astronómicas com os movimentos do sol, da lua e dos planetas.

Outro edifício que não passa despercebido é o Palácio dos Ventos ou Hawa Mahal. A sua arquitetura singular, com centenas de janelas e aberturas que formam um rendilhado, permitia arejar o palácio e mantê-lo fresco até nos verões mais quentes. Mas não só! Outro dos objetivos desta espécie de varandas era permitir que as mulheres do Marajá - o seu harém, portanto - pudessem assistir ao que se passava na rua, sem que de fora fossem vistas, o que era proibido. Ou seja, uma solução arquitetónica cheia de funcionalidade doméstica. Espetacular!

Outro lugar especial que existe nos arredores de Jaipur é o Templo dos Macacos ou Templo de Galtaji. Este é, na verdade, um complexo de templos Hindu onde vive uma enorme colónia de macacos! Além dos templos, aqui existem, ainda, sete grandes piscinas cuja água provém de uma fonte natural e que, por isso, é considerada santa e capaz de lavar a alma e os pecados. Não é de estranhar, portanto, que haja por ali muito movimento e corrupio...

Quanto aos macacos, esses estão perfeitamente à vontade com a presença humana, pelo que é normal meterem-se com os turistas para fazer, nada mais, nada menos, do que macacadas!

Se, no final de tudo isto, ainda tiver pernas para andar, Jaipur tem muito mais para visitar, mas, por vezes, parar e observar, absorver tudo o que está a ver, e sentir o ambiente e a energia, é mesmo a melhor forma de conhecer um lugar. E Jaipur, vai ver, é mesmo fora de série!

Jodhpur

Chegando a Jodhpur poderá pensar que acabou de chegar à cidade dos Smurfs. Mas não. Jodhpur é efetivamente a cidade azul, não por causa das divertidas criaturas dos desenhos animados, mas graças a um estratagema durante uma guerra antiga que sinalizava as casas onde viviam os sacerdotes e que deveriam ser salvas dos ataques. Pois bem, não tardou muito até que a população soubesse do ‘secreto’ sinal, e, aos poucos, numa tentativa de escapar à sua sorte, foram pintando as suas casas. O resultado foi uma mancha azul, lindíssima, na paisagem, que dura até hoje.  

Desde sempre dominada por uma família de marajás rival de Jaipur, Jodhpur conta com o enorme e fantástico Forte Mehrangarh, que funcionou sempre como fortaleza e palácio real. Por dentro e por fora, este é um monumento impressionante que mostra bem o poder, a riqueza e a grandiosidade dos marajás. Daqui tem uma excecional vista sobre esta cidade da mesma cor da pele de Shiva, uma das mais importantes deusas hindus.

Mas em Jodhpur andar a pé, é mesmo a melhor forma de sentir a cidade e ficar a conhecê-la. Por não ser um destino muito turístico, é possível conhecer a realidade e a beleza genuína nas ruas, nas casas, nas pessoas, e nas lojas e mercados, claro, que ali encontra.  

Aliás, se gosta de especiarias e temperos, aqui está no paraíso. Em Jodhpur encontra uma grande variedade de todas estas preciosidades que, em tempos, valiam mais do que ouro. Para sentir o seu aroma e gosto e espantar-se com todo o movimento, um local é obrigatório: o Mercado de Sardar.

E uma vez aí, delicie-se com o centro histórico muito bonito e vibrante, que acontece à volta da torre do relógio. É um passeio encantadoramente azul!

Udaipur

Por causa dos monumentos em mármore, Udaipur - considerada a cidade mais romântica da Índia – é conhecida como cidade branca. Com 11 lagos, tem o centro da cidade e os principais monumentos próximos do maior deles, o Lago Pichola.

De uma beleza extraordinária, tudo em Udaipur tem uma escala impressionante! Aqui destaca-se o espetacular e gigante City Palace, situado num promontório junto ao lago, composto por diversas residências reais construídas ao longo dos séculos. É, certamente, o mais impressionante dos palácios reais do Rajastão. A visita inclui sempre um passeio de barco pelo lago até ao Jag Mandir Palace, situado numa ilha com vistas muito bonitas sobre a cidade. Inesquecível!

A título de curiosidade, o Lago Pichola é um lago artificial construído em 1362 para dar apoio à irrigação das plantações agrícolas da área. Mais tarde, acabou por ser ampliado, o que acabou por inundar a aldeia que tinha o mesmo nome. Com o passar dos tempos, foram construídas quatro ilhas, igualmente artificiais, onde outrora existiam palácios que foram, entretanto, convertidos em hotéis de luxo.  

Um deles, o Lake Palace Hotel, foi o cenário de 007 – Octopussy (Operação Tentáculo, em português), um dos famosíssimos filmes do espião inglês, que Roger Moore protagonizou ao serviço de sua majestade. Verdadeiramente magnífico!

Um pouco estranho para quem é europeu, mas uma imagem muito comum na Índia, e em particular em Udaipur, é ver as pessoas nas escadarias – ghats – ora a tomar banho, ora a lavar a roupa. Pode até mesmo ver fazer as duas coisas ao mesmo tempo... Mas enfim, são estes os seus costumes!

E entre palácios, havali, templos e fortes, aproveite a sua visita para andar pelas ruas e sentir o charme desta cidade nos seus bazares, jardins, lojas, restaurantes e até mesmo espetáculo de danças tradicionais. Vai adorar, pode crer!

Rajastão

KnowtoGo

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.