Colômbia

Região Cafetera: uma viagem ao coração da Colômbia

Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

Das praias tropicais às montanhas de neve, cada lugar na Colômbia é único. E a região Cafetera, que hoje vamos conhecer, é prova disso mesmo!

Aqui, o café é rei (ou não fosse a Colômbia o terceiro maior produtor de café do mundo). Mas não precisam de ser apreciadores desta bebida para se deixarem deslumbrar pela magnífica região Cafetera.

Localizada na zona centro-oeste do país, o Eje Cafetero é uma região rural dos Andes colombianos, onde a natureza domina a paisagem. Composto, principalmente, pelos departamentos de Caldas, Quindío e Risaralda, o Eixo Cafeteiro colombiano resulta do esforço de várias gerações de famílias que, durante mais de cem anos, trabalharam para desenvolver um dos melhores produtos do mundo, ao mesmo tempo que criaram uma forte identidade cultural para a região.

E a verdade é que, graças a esse esforço, a região do café é um dos pontos turísticos mais famosos do país. Fiquem a conhecer, de seguida, as experiências que não podem perder.

Visitar Pereira, a capital do triângulo do café

A primeira paragem na minha visita a terras colombianas foi o departamento de Risaralda. De Bogotá até Pereira - a capital do estado - é um tirinho: cerca de uma hora de avião. A cidade é um misto de modernidade das grandes metrópoles com a personalidade de uma pequena urbe de província. Este contraste é visível um pouco por todo o lado, desde as ruas coloridas aos diferentes estilos arquitetónicos, que misturam o gótico das igrejas, com o colonial dos edifícios antigos e a modernidade dos mais recentes. E podem ver isto tudo de cima (caso não tenham vertigens) graças ao teleférico que atravessa a cidade - o mais longo e moderno da Colômbia.

Além da animada vida noturna, Pereira também é conhecida pela sua rica e vibrante gastronomia. Aproveitem a passagem pela cidade para provarem alguns dos melhores pratos colombianos. Recomendo a Bandeja Paisa, uma especialidade que junta, no mesmo prato, pelo menos 14 ingredientes diferentes, como feijão, torresmos, carne picada, arroz branco, chouriço, ovo frito, abacate, arepa e banana madura.

Conhecer uma fazenda de café

Esta é uma atividade (quase) obrigatória em qualquer viagem à Colômbia: visitar uma fazenda de café. Claro que, estando na região do café por excelência, encontram um sem número de fazendas para conhecer, mas eu escolhi a Finca la Mina. E que experiência! Foi lá que conheci Lilia, Gabriel e Gelen, uma família produtora de café que, além de uma visita guiada ao terreno, ainda me deixaram “pôr as mãos na massa”, que é como quem diz, colher os grãos de café e acompanhar todo o processo de produção. No fim, não podia faltar a degustação (e não ousem pedir açúcar!).

Descobrir Salento e o Valle de Cocora e fazer um piquenique

Ai, a pequenina, mas encantadora, Salento! As casas cheias de cores fazem da cidade um verdadeiro arco-íris e a sensação é a de que acabamos de entrar no cenário de um filme. E, para completar, as mulheres vestidas com o traje de chapolera (coletora de café), que passeiam pelas ruas, tornam tudo ainda mais pitoresco. Salento foi o ponto de partida para conhecer o Valle de Cocora, famoso pela sua vegetação exuberante e pelas árvores palmas de cera. Aqui, aconselho-vos a fazer o trekking circular.

Podem apanhar um Willy na Praça Bolívar, que vos deixa mesmo na entrada do trekking. Como o percurso é circular, podem começar por qualquer um dos lados, mas eu percorri-o no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Assim, passei primeiro pela Casa dos Beija-Flores, onde, além de admirar os pássaros de perto, ainda pude saborear um aguapanela com queijo. O passeio terminou no ponto principal e mais desejado: o bosque de palmeiras de cera. E, depois de algumas horas a caminhar, foi tempo de relaxar e desfrutar de um delicioso piquenique numa das quintas privadas mais bonitas da região.

Conhecer os vales de Risaralda e Cauca

A pouca distância de Salento, vivi uma das experiências mais incríveis desta viagem. Tive a oportunidade de cavalgar num dos cavalos da Fazenda El Palomar e percorrer o vale de Risaralda, que oferece algumas das vistas mais impressionantes da região. Pelo caminho, ainda desfrutei de um piquenique gourmet debaixo de uma das ceibas mais antigas da fazenda. A não perder!

Se preferirem conhecer a região pelo ar, a viagem sobre os vales de Risaralda e Cauca é mesmo para vocês! Eu fiz o percurso de helicóptero, mas também podem voar num ultraleve de dois motores. Ao fazer esta viagem podem explorar povoações escondidas como Esparta e o rio Cañaveral, descobrir lugares fascinantes como Viterbo e o Bosque Sagrado de Belalcázar, ou aventurar-se nas montanhas sagradas da cordilheira ocidental.

Para terminar, só faltava mesmo um passeio pelo rio Cauca. Na viagem de barco, que durou um dia, além das paisagens de cortar a respiração ainda tive direito a uma experiência gastronómica maravilhosa!

Participar numa aula de culinária

A cozinha colombiana está repleta de sabores e pratos incríveis. Por isso, não perdi a oportunidade de aprender com os melhores e participei numa aula de culinária. Tendo por base a cultura campesina e as suas tradições, o chef guiou-me passo a passo até completar o prato típico da região. No fim, ainda me ofereceram uma panela de barro feita por artesãos colombianos.

Degustar o rum colombiano

A Colômbia não se faz só de café. Na verdade, o país também é um dos maiores produtores mundiais de rum. A degustação em que participei, feita num jardim, foi pensada para sensibilizar os participantes em relação ao rum e à cana-de-açúcar. Composta por quatro pratos, quatro runs da região e um internacional, combinados com harmonizações especiais, esta é mesmo uma experiência a não perder.

Explorar o Parque Natural Los Nevados

O meu roteiro pela Colômbia termina no departamento de Caldas, mais concretamente na sua capital: Manizales. A cidade é relativamente pequena, mas muito simpática!

Manizales é, também, o principal ponto de partida para visitar o Parque Natural Los Nevados. A forma mais fácil de o conhecerem é reservando um tour, que inclui transporte, entrada no parque, pequeno-almoço, almoço e ainda a visita a umas termas.

Los Nevados é um parque protegido de picos montanhosos que guarda múltiplos encantos. A primeira paragem é na Laguna Negra, uma lagoa glaciar onde nadam patos mergulhadores. A seguir, ainda há a oportunidade de conhecer mais paisagens da zona, como os páramos - que são os bosques anões que abastecem de água o Eje Cafetero -, e o Nevado Ruiz, o vulcão. Como está ativo, e devido à sua atividade sísmica, não é possível subir ao pico. A visita dura um dia inteiro, mas digo-vos que vale bem a pena!

Se são fãs de natureza e aventura, têm mesmo de incluir a região Cafetera da Colômbia na vossa bucket list! Marquem a vossa viagem com a Agência de Viagens Know To Go e tenham uma experiência exclusiva e à vossa medida.