Se procuram um local saído de um conto de fadas, a Know to Go tem o destino perfeito: a lagoa Jökulsárlón, no sudeste da Islândia. Esta maravilha é um vasto espelho de gelo flutuante, repleto de icebergs de todas as formas e tamanhos. Juntos, criam uma paisagem única, em tons que vão do branco puro ao azul profundo, e até ao preto - sendo complementada frequentemente pelas auroras boreais.
Sabiam que a lagoa Glaciar Jökulsárlón, não existia até há menos de 100 anos? Nasceu por volta de 1935, devido ao recuo do glaciar Breiðamerkurjökull. Hoje integra o Vatnajökull, a segunda maior reserva natural da Europa. Desde então, tornou-se o cenário de muitos filmes e anúncios, incluindo algumas cenas icónicas da saga James Bond!
Para chegar a este paraíso a partir da capital, Reykjavík, o meio mais conveniente é alugar um carro. A viagem dura cerca de 5 horas e oferece uma maior flexibilidade. Alternativamente, se preferirem, também existem visitas organizadas que vos levam lá.
A Lagoa e os glaciares
Ao chegar, preparem-se para se deslumbrarem com a grandiosidade da lagoa – tem aproximadamente 20 quilómetros quadrados e mais de 200 metros de profundidade. É impossível não ficarem maravilhados com a sua imensidão e a grandiosidade dos glaciares que a rodeiam.
Se, tal como eu, visitarem esta maravilha entre a primavera e o outono, não percam a oportunidade de dar um passeio de barco pela lagoa, onde vão poder tirar fotos ainda mais espetaculares. Fomos até bem perto dos glaciares, e a sua dimensão torna-se ainda mais impressionante. O nosso “comandante” e guia do barco, o Mikael, dava-nos sempre imensos factos sobre os icebergs, principalmente da sua relação com o aquecimento global.
Dica: Para os mais aventureiros, também há opção de caiaque.
Uma das coisas que mais me surpreendeu foram as cores. Normalmente, achamos que os glaciares, sendo feitos de gelo, seriam apenas brancos, mas estes ostentavam tons de azul e turquesa intensos, assim como linhas e manchas negras - devido às cinzas da atividade vulcânica passada.
Se estiverem com atenção, vão poder descobrir um mundo invisível à primeira vista, existente na lagoa. Debrucei-me um pouco, junto à lagoa, e consegui ver inúmeros peixes e focas, animais nativos destes ecossistemas muito frios - é incrível.
As auroras boreais
Se visitarem esta preciosidade entre os meses de setembro e abril, podem ter o privilégio de ver uma aurora boreal! Quando lá estive, a Know to Go tinha-me marcado uma visita com outro guia, desta vez com a Kristín, uma rapariga muito simpática e cheia de conhecimentos sobre este fenómeno - o que ajudou bastante a esclarecer dúvidas e a encontrar os melhores locais para me deslumbrar com a vista!
As cores da aurora boreal iluminam os grandes icebergs, refletem-se na lagoa, e criam mesmo um cenário espetacular. As melhores horas são mesmo entre as 21h e as 3 da manhã, mas é preciso que as condições naturais estejam reunidas – atividade solar intensa e céu limpo ou pouco nublado. Consultem sempre a previsão de auroras para a data da vossa visita.
Diamond Beach
À medida que vão diminuindo de tamanho, os icebergs vão descendo pela corrente da lagoa, do rio e do mar, terminando depositados na “Diamond Beach”, ou Breiðamerkursandur. Este é um lugar muito especial e mágico, onde a areia negra se cruza com os blocos de gelo, fazendo-os parecer pequenos diamantes. É um espetáculo que, por mais que tentemos descrever, só se pode verdadeiramente apreciar ao vivo. Apesar de ser um lugar seguro, tenham cuidado com as ondas e marés, e também com os icebergs, porque são mesmo escorregadios!
Dica: levem roupas resistentes à água, porque o vento e a humidade lá podem ser muito fortes.
Jökulsárlón é muito mais do que uma simples lagoa: é um lugar onde a interação dos elementos naturais e o tempo criam um cenário realmente deslumbrante e em constante evolução. Além da lagoa, não percam a oportunidade de assistir a uma aurora boreal ou de explorar a Diamond Beach, ali perto, que fazem deste lugar, ainda mais fascinante.
Se estão à procura de uma experiência natural única e inesquecível, Jökulsárlón é o lugar perfeito para colocarem na vossa bucket list. De que estão à espera? Marquem já a vossa viagem com a agência de viagens Know to Go!