Brasil

O melhor de Arraial D'Ajuda, Trancoso e Caraíva

Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

Mergulhamos num dos mais belos estados do Nordeste Brasileiro? Vamos a isso, hoje exploramos uma das maravilhas costeiras deste país que sabe a caipirinha e cheira a pão de queijo: a Bahia.

Este estado, que deu ao mundo vozes inconfundíveis como as de Caetano Veloso, João Gilberto, Gal Costa, Gilberto Gil ou Maria Betânia, é o estado brasileiro com maior costa e que tem uma das cidades mais populosas do Brasil: Salvador.

Quando aqui estive visitei três zonas: Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Praias deslumbrantes e águas cristalinas, num ambiente descontraído sempre atravessado por uma culinária divinal. Destaco os deliciosos, e típicos, quitutes baianos, o acarajé e o vatapá, o caruru e o abará, a moqueca e o bobó de camarão … São de petiscar e chorar por mais. A doçaria também não fica nada atrás e neste campo o que mais vos recomendo são os 2 personagens principais: o quindim e a cocada.

Vou então mostrar-vos o meu roteiro para vos inspirar a visitar este recanto maravilhoso, que oferece uma experiência verdadeiramente inesquecível para todos os visitantes.

Arraial d'Ajuda

Arraial d'Ajuda é um distrito charmoso, localizado em Porto Seguro, recheado de beleza natural.

Entre as praias imperdíveis destaco a Praia do Mucugê, a Praia de Pitinga, a Praia de Taípe e a Praia do Parracho. Todas perfeitas para relaxar, beber uma água de coco e aproveitar o sol.

Se forem mais de aventura, aqui também encontram várias opções de atividades ao ar livre, como mergulho, snorkeling, passeios de barco, surf, kitesurf e passeios de quadriciclo. Ou, claro, trilhos pela Mata Atlântica, visitas a reservas naturais e observação da vida selvagem.

O Eco Parque Arraial d’Ajuda é uma das principais atrações de Arraial d’Ajuda, oferecendo uma variedade de piscinas, toboáguas e atividades para todas as idades. É um lugar ideal para famílias e grupos de amigos em busca de diversão aquática.

Depois de dias de aventura, mergulhos e contacto com a natureza terminem com uma visita ao centro de Arraial e oiçam música ao vivo. Recomendo um jantar algures na Rua do Mucugê ou um copo no beco das cores.

Trancoso

Localizada no sul da Bahia, a seguir a Arraial d’Ajuda, esta vila pitoresca tem uma atmosfera descontraída e um charme rústico, sem nunca esquecer as praias maravilhosas de areia branca e água cristalina, muitas delas sob falésias coloridas.

Posso já falar-vos de algumas: a Praia do Espelho, a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros estão entre as mais populares e trazem consigo uma imensa beleza natural. Mas são também os cenários perfeitos para relaxarem a ler um livro ou a ouvir a icónica “Falsa baiana” de Roberta Sá e Roberto Silva, para nadarem nas águas apetecíveis, fazerem caminhadas ou praticarem desportos aquáticos.

Ficámos numa incrível pousada, que em tempos foi casa da Gal Costa e que fica mesmo na Praia dos Nativos. Fiz uma visita de observação de baleias e uma aula de cerâmica, tudo proposto e planeado à chegada pelo nosso alojamento.

No centro podemos encontrar igrejas e outros edifícios históricos, muitos dos quais remontam ao período colonial. Importa lembrar que o primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, em 1500.

É também no centro da vila que podemos visitar o famoso Quadrado de Trancoso: uma praça histórica cercada por casinhas coloridas, lojas charmosas, restaurantes e bares. É o lugar perfeito para passear, fazer compras ou relaxar ao pôr do sol enquanto absorvemos a atmosfera única de Trancoso.

Mais uma vez nesta zona a comida é divinal e muita dela cozinhada com dendê, o óleo do fruto da palmeira, típico da Bahia e da culinária candomblé. Se por acaso forem fãs de noites animadas não se deixem enganar pela calma do dia... Nesta zona as noites são de animação, com música ao vivo e dança e festas até altas horas da madrugada.

Caraíva

Depois de um percurso de 40km de carro, a partir de Trancoso, chegámos à zona onde é possível apanhar o barco para Caraíva.

Passámos 3 dias aqui, numa villa de luxo espetacular, no meio da simplicidade e da natureza.

Esta foi das experiências mais autênticas que tive aqui na Bahía. Além das praias deslumbrantes forradas de palmeiras, que por aqui não faltam, Caraíva tem uma atmosfera descontraída e rústica. Ruas de areia, onde não passam carros, casas de madeira cheias de cor, música ao vivo e um ambiente comunitário e alegre, onde nativos, índios e turistas convivem em harmonia.

Enquanto aqui estive explorei as florestas de mangue, vi baleias jubarte em Abrolhos (uma experiência única em que sentimos mesmo a nossa pequenez relativamente à dimensão da natureza), conheci a vila e a Reserva Indígena do Porto do Boi – um lugar único com tanto para nos ensinar, fiz caminhadas na natureza e à beira-mar e, claro, desci o rio Caraíva de boia, foi espetacular!

Este paraíso onde as águas do rio Caraíva se cruzam com as leves ondas do Oceano Atlântico, tem das melhores praias em que já estive na minha vida e grita turismo consciente por todos os lados. É preocupante pensar que a pegada humana pode estragar esta beleza natural. No que toca a praias recomendo-vos a praia do Satú, a praia do Espelho, a praia de Caraíva e a praia da Barra, que tem o melhor dos dois mundos, porque podemos nadar no rio ou no mar.

Sempre no cenário da imensa Mata Atlântica, a visita à Bahia tem natureza, cultura e algumas das praias mais incríveis do território brasileiro. É sem dúvida uma das zonas mais ricas em cenários idílicos, e que merece muito uma visita.

Cada cantinho que visitamos pede um “Ôxe, coisa bonita!” – a expressão baiana que significa espanto, surpresa e admiração.

Se também já se imaginam sozinhos, em família, casal ou entre amigos a explorar esta beleza imensa, marquem a vossa viagem com a Agência de Viagens Know To Go e tenham uma experiência exclusiva e à vossa medida.