Hanoi, Hue, Hoi An e Ho Chi Min

Laos, Vietname e Camboja
Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

Paisagem de uma beleza melancólica, belíssima e pacífica, e uma forma de viver muito mais espiritual do que material.

Há qualquer coisa de trágico e de mágico quando se fala em Vietname. Afinal, é difícil não associar o país a sucessivas guerras e invasões, primeiro pelos chineses, depois pelos franceses, sem falar na guerra com os Estados Unidos da América, já nos anos 60 do século XX. Mas, depois, há a paisagem, o povo e as tradições e é difícil não sentir a magia de tudo o que ali vive e existe.

Um país que vale a pena conhecer e que, é quase certo, o surpreenderá pelos contrastes entre a vida moderna nas cidades e a vida rural no campo, mas sobretudo pela força e serenidade deste povo que nunca desistiu de ter o seu lugar, e de ser ele próprio.

Hanói

Esta cidade era a capital do Vietname do Norte, a parte comunista do país apoiada pela URSS e pela China, e que, após a vitória sobre o Sul, que contava com o apoio dos Estados Unidos da América, se tornou, em 1975, a capital do país, a atual República Socialista do Vietname.

Uma vez aqui, ‘em Roma sê romano’, que é como quem diz, uma vez em Hanói, apanhe um rickshaw. Esta é a forma de passear mais tradicional do país e dá um jeitão, já que o trânsito é caótico.

Um bom começo da sua visita a Hanói será o Old Quarter, a zona antiga onde se concentram lojas, restaurantes e mercados de rua, sem falar nas motas que, aqui, parecem insetos sempre de um lado para o outro. Também vale a pena assistir a um espetáculo tradicional de marionetas aquáticas; uma tradição antiga que servia para entreter os espíritos para que estes não causassem prejuízos às colheitas de arroz durante a época das monções. 

Se quer conhecer a história do Vietname e a sua cultura com mais detalhe, o Museu de Etnologia do Vietname é um bom lugar para visitar. Aqui tem acesso a uma expressiva coleção de documentos audiovisuais, artefactos e, até, casas tradicionais em tamanho real que permitem conhecer e compreender a vida, a cultura, os costumes e as crenças dos vários – mais de 50 grupos étnicos – do Vietname. Se a literatura é um tema que lhe agrada, vai gostar de visitar o Templo da Literatura, construído em 1070, pela dinastia Ly em homenagem a Confúcio, e conhecido por ser a primeira universidade do país.

Se gosta de museus, aqui tem muitos interessantes e variados: o Hoa Lo que mostra o que restou da Prisão Central Francesa, construída em 1896; o Museu das Belas Artes, o Museu das Mulheres Vietnamitas, o Museu Nacional de História Vietnamita ou o Museu da Revolução. Muito para ver e aprender!

Hue

Em Hue está na antiga cidade imperial – 1802 a 1945 - e isso nota-se! Esta cidade é impressionante pelos monumentos e pela dimensão da Cidadela, em tudo similar à Cidade Proibida, em Pequim. De tal forma o património arquitetónico é especial, que foi distinguido pela Unesco, mas também o enquadramento paisagístico da cidade, construída na margem do rio Perfume, é magnífico e, por isso, prepare-se para uma visita inesquecível!

É, assim, quase inevitável começar a sua visita pela Cidadela de Hue. Um complexo de 520 hectares dispostos em forma de fortaleza, construídos no início de 1800 para a dinastia Nguyen. O complexo inclui três recintos separados – o exterior Kinh Thanh Hue (Cidade Cívica), o do meio Hoang Thanh (Cidade Real) e o interior Tu Cam Thanh (Cidade Proibida), onde existiam palácios, bibliotecas, jardins, templos, teatros e zonas residenciais, rodeados por enormes muralhas e um fosso.  A Cidade Proibida era reservada apenas para os imperadores, as suas concubinas e alguma elite mais próxima, e era de tal forma um espaço reservado que, qualquer tentativa de invasão ou entrada forçada, era punida com, nada mais, nada menos, do que pena de morte.

Seguindo a onda imperialista, mas já fora da Cidadela, vale a pena visitar o mausoléu do último imperador do Vietname, o Túmulo de Khai Dinh. Um monumento impressionante e bastante diferente de outros mausoléus, onde não falta a guarda imperial, em pedra.

O Mercado Dong Ba também é um destino a não perder. Exótico e frenético, aqui encontra um pouco de tudo, para comer, beber, vestir, decorar, trabalhar... tudo! Ponha à prova os seus dotes para regatear, e aproveite para experimentar os petiscos locais. É um mercado inesquecível, quanto mais não seja por causa dos vendedores com os chapéus em forma de cone, tão característicos do Vietname.

Hoi An

Bem-vindo à Cidade Antiga! Património Mundial da Unesco, Hoi An é uma cidade cheia de charme, que acumula séculos de história, de estilos, de culturas e de influências, nomeadamente, da China, Japão, Tailândia e Filipinas. 

Tendo sido um importante porto comercial da Ásia nos séculos XV e XIX, hoje é uma cidade tranquila e muito bem preservada, com muito para ver e visitar. No centro histórico, aliás, só é permitido circular a pé ou de bicicleta, o que é um descanso para todos os que por ali passeiam.

E começa, desde logo, com a Ponte Coberta japonesa com 400 anos, que tem acoplado um pequeno templo decorado com estátuas de cães e macacos que protegem e guardam a ponte.

No Museu de Cerâmica Comercial, uma indústria em tempos muito importante para a cidade, pode conhecer a história desta arte. Além do conteúdo, muito interessante, só o museu - situado numa elegante casa de madeira em estilo vietnamita, construída em 1858 – vale a visita.

Com 200 anos, a Casa Tan Ky, é um exemplo do património arquitetónico da cidade e uma referência de preservação tanto do seu exterior, como interiores – madeiras, obras de arte, móveis. Uma delícia para quem gosta de viajar no tempo e ver como outras gerações viviam! 

Mas há mais para ver, como o templo Quan Cong, construído em 1653 por colonos chineses para adorar Guan Yu, um antigo general chinês cujo caráter representa lealdade, bravura e justiça. Uma excelente referência da influência chinesa na cidade. Um local para visitar e admirar!

Ho Chi Min

Hoje, Ho Chi Minh, ontem, Saigão. Em ambos os casos, uma cidade cheia de história, com muito para ver e fazer! 

É a maior cidade do Vietname com influências dos khmers; dos franceses, altura em que pertencia à antiga Conchichina, território da Indochina da França colonialista; dos americanos. Apesar das marcas e dos marcos históricos, é uma cidade moderna e desenvolvida, cosmopolita, frenética e vibrante. 

Não muito longe da cidade, a 75 km, é obrigatório visitar os Túneis Cu Chi, importantes esconderijos subterrâneos e base de resistência das forças vietcongues durante a Guerra do Vietname. Escavados à mão com enxadas - imagine! – estes túneis de mais de 120 quilómetros de comprimento, profundos e resistentes para resistir a bombardeamentos, formavam uma rede de passagens muito intrincada com vários níveis interligados que se estendiam até à fronteira do Camboja. São uma obra surpreendente, e praticamente uma cidade debaixo da terra, com salas de reuniões, cozinhas, poços, clínicas, escolas, dispensas, trincheiras e saídas de emergência, enfim, tudo o que é preciso para se viver em guerrilha e com cercos prolongados, o que explica o sucesso das tropas do Vietcongue (do Norte) sobre o sul, durante a Guerra do Vietname. 

Para quem gosta de história, o centenário Palácio da Reunificação é outro lugar a não perder. Foi construído pelos franceses como residência do governador da Indochina, mas destruído, entretanto, e reconstruído mais tarde como Palácio da Independência. Aqui pode ver os sumptuosos aposentos do presidente e os equipamentos do tempo da guerra no centro de comando que fica num bunker. Em 1975 passou a chamar-se Palácio da Reunificação, simbolizando o fim da guerra e a (re)união entre norte e sul.

E embora estejamos no Vietname, não deixe de visitar a Chinatown – Cho Lon, um bairro único, cheio de confusão, cores e muitos sabores, que nasceu em redor do mercado com o mesmo nome. É neste bairro que, entretanto, cresceu - e muito! - que se situa o Templo do Imperador de Jade (Phuoc Hai), uma rara estrutura taoísta no Vietname construída pela comunidade cantonesa da região, em 1909. Vale a pena ver!

Hanoi, Hue, Hoi An e Ho Chi Min

KnowtoGo

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.