Grande Muralha da China
ChinaÉ mais do que uma obra de engenharia, é mais do que uma obra militar, é mais do que um monumento... É a Grande – e incomparável – Muralha da China que, no mundo, não tem nada que se assemelhe.
E só para reforçar essa ideia, a certa altura, totalizava mais de 5.000 quilómetros de extensão de construção, feita – claro - em muitas fases, sempre nos pontos mais altos das montanhas, com escarpa de ambos os lados, e com o objetivo final de proteger Pequim e o imperador contra os invasores vindos do norte.
Por isso, e já que está na China, não deixe de visitar e de se surpreender com este portento!
Se prefere fazer uma visita clássica, na zona de Mutianyu, onde a muralha foi reconstruída, desfrutará de um passeio mais turístico. Aí, a subida à muralha é feita de teleférico, proporcionando-lhe vistas soberbas sobre a muralha, a montanha e os vales!
Como alternativa, bem mais interessante e com menos turistas, é a caminhada de 3-4 horas pela muralha na região de Jinshanling, um pouco mais distante de Pequim. É certo que não tem teleférico ou hordas de turistas, mas as vistas, também aqui são fantásticas, com o bónus de passar tanto por uma secção de muralha original, como noutra reconstruída – a não perder!