Atol de Aldabra
SeychellesEste atol - um dos maiores do mundo - é uma maravilha da natureza: classificado pela Unesco e inteiramente considerado reserva natural.
A biodiversidade das quatro ilhas principais localizadas na lagoa central do atol é fora de série, sendo a casa de muitas espécies únicas e raras no mundo. Por isso mesmo, visitá-lo só é possível com autorização da SIF (Seychelles Islands Foundation). Será difícil, mas se a conseguir, não se vai arrepender.
Aqui mora uma das maiores colónias de tartarugas gigantes, bem como muitos outros animais únicos – dugongs, tartarugas verdes, diversos pássaros e muitos outros – para além de um recife de coral espantoso!
As marés fazem circular a água da grande lagoa central, e isso significa que a vida marinha aqui é de uma riqueza e dinamismo extraordinários. Apesar disso, o ecossistema é frágil e por isso o acesso ao atol é condicionado, com muitos cuidados para não intervir ou alterar a natureza: a energia existente provém do sol e há um sistema inteligente de uso de água e tratamento de resíduos.