Trancoso, Itacaré, São Miguel dos Milagres, Lençóis Maranhenses

Brasil
Comece já a planear as suas férias!
Contacte-nos

A essência do Brasil mora aqui.

Quando em 1500 Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, fê-lo pelo litoral da Bahia, em pleno Nordeste. E apesar de ser neste território que a presença portuguesa se faz sentir há mais tempo, a cultura nordestina combina os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças e os cultos índios, negros e portugueses, resultando numa cultura ímpar e riquíssima. Acrescente-se a tudo isto uma paisagem natural única, e tem tudo o que é preciso para uma região espetacular e inesquecível!

Trancoso

Bem-vindos à Bahia! Longe da confusão das cidades grandes, Trancoso é um destino encantador que combina praias maravilhosas com cultura local, gastronomia deliciosa e charme histórico, tudo num ambiente relaxante e tranquilo.

A vila foi fundada no século XVI e dessa altura preserva as casinhas coloridas e a Praça do Quadrado, a praça central que é considerada um dos lugares mais autênticos do Brasil! Muito bem cuidado, este largo está rodeado por essas casas cheias de cor que são, hoje, lojas, hotéis-boutique, bares e restaurantes. A Igreja de São João Batista também é uma das atrações deste lugar.

E por falar em atrações, as praias! Aqui há-as em quantidade, mas a nos Nativos será, talvez, a mais bela de todas e, também, a mais próxima da vila. Areia branca, águas cristalinas, um verdadeiro postal! Igualmente maravilhosas, e não muito longe, a Praia dos Coqueiros cheia dos mesmos, tem um ambiente muito especial, e a Praia do Espelho distingue-se de todas as outras por causa das inesperadas piscinas naturais que se formam na maré baixa, e que refletem todo o cenário de falésias multicoloridas!

Resumindo, pela vila, pela gastronomia ou pelas praias, vale a pena visitar Trancoso. Uma delícia a todos os níveis!

Itacaré

Outro lugar encantado e maravilhoso da Bahia é Itacaré, localizado na Costa do Cacau, e rico em praias paradisíacas, natureza e tranquilidade!

Aqui, a receita para umas boas férias, não sendo nova, resulta na perfeição: na Praia da Concha o areal é extenso, as águas são calmas e as barraquinhas servem bebidas refrescantes. Na Praia da Tiririca melhor não fica! Especialmente se praticar surf, pois aqui, dizem os entendidos, as condições são das melhores que há. Na Praia do Resende e na de Itacarezinho, a tranquilidade é maior, e a paisagem que as envolve, mais selvagem. Um espanto!

No caso de enjoar com tantas praias paradisíacas, perdoe-nos a ironia, não se preocupe: tem por onde se divertir nos trilhos a partir dos quais pode descobrir cascatas deslumbrantes e paisagens magníficas da Mata Atlântica que envolve a região. Ou, então, entregar-se a atividades mais emocionantes como o rafting, a canoagem, a tirolesa ou uma visita de barco pelos manguezais.

Ao fim do dia desfrute de um pôr do sol magnífico e, mais tarde, divirta-se na vila, bem cuidada e animada, para uma refeição deliciosa e um passeio pelas lojas. Vai adorar!

Morro de São Paulo

Outro destino de sonho para os amantes da vida ao ar livre é o Morro de São Paulo, na Bahia. Localizado no arquipélago de Tinharé, e distrito da cidade de Cairu, a esta pequena vila chegam aqueles que adoram e divertir-se, noite e dia, em plena natureza, num ambiente totalmente descontraído.

Durante o dia, o destaque vai, claro, para as praias, todas elas deslumbrantes, com águas transparentes e irresistíveis! A Praia da Gamboa, conhecida por Primeira Praia, recebe-o na chegada à ilha, e apresenta logo o destino a que chegou: calmo, relaxante e muito bonito!

Segue-se a Segunda Praia, que é conhecida pela animação, e onde não faltam bares, restaurantes e música ao vivo à beira-mar. Na Terceira Praia, voltamos ao princípio, e a um ambiente de tranquilidade, onde até as águas são calmas. A Quarta Praia, a mais extensa de todas, é ideal para longas caminhadas e banhos de sol!

Em todas elas há muito para fazer: e quer seja ficar deitado ao sol, ou a passear de barco, a fazer stand-up paddle, ou a mergulhar em recifes de coral, aqui não há monotonia. E nem falta uma Tirolesa do Morro - atividade reservada aos mais afoitos – que premeia a audácia com vistas soberbas!

A vila principal é livre de carros e esse é um dos seus encantos! As ruas são pavimentadas com areia e cascalho e andar a pé é a principal forma de locomoção. É, por tudo isto um lugar encantador, onde tudo acontece sem pressas. Mas não se engane. Apesar da tranquilidade, à noite tudo ganha uma vida especial, com a música ao vivo e a gastronomia no centro da festa. Que bela forma de viver a vida!

Aquiraz

Da Bahia passamos para o Ceará, também no nordeste do Brasil, e chegamos a Aquiraz. Esta é uma das cidades mais antigas do estado e tem uma longa história. Fundada pelos portugueses em 1699, teve um importante papel durante o período colonial, sendo a sede da primeira diocese do Ceará. O centro histórico é encantador.

E como um pouco por todo o Brasil, as praias são deslumbrantes, com diferentes cenários e características, mas sempre magníficas! Assim, enquanto a Praia do Presídio – fossem todos os presídios assim! – tem areias claras e mar calmo, a Praia do Iguape é conhecida pelos coqueiros e pelas dunas.

Mas muitas outras existem à espera de ser exploradas por quem esteja em busca de uma vida tranquila com uma cultura rica e uma natureza esplendorosa!

São Miguel do Gostoso

Situada no litoral do estado do Rio Grande do Norte, São Miguel do Gostoso é uma amorosa e tranquila vila de pescadores. As suas praias – com areias claras e mar azul - são as principais atrações da região. Porque os ventos são constantes, são particularmente apetecíveis para os praticantes de desportos náuticos, em especial de kitesurf.

Mas, porque nem só de mar se faz São Miguel do Gostoso, são muitas as atividades para fazer em terra firme: passeios de buggy pelas dunas, andar de bicicleta e explorar os diversos trilhos ou, simplesmente, embalar-se numa das muitas redes espalhadas pelas praias.

Na vila, a atmosfera é tranquila e acolhedora, e não faltam as casas coloridas, a comida apetitosa e o artesanato e eventos culturais, como o Festival de Jazz & Blues, que todos os anos tornam este lugar num sítio ainda mais especial!

São Miguel dos Milagres

Seguindo a rota das praias de sonho, chegamos a São Miguel dos Milagres, no estado de Alagoas. Tudo aqui é tranquilo e lindíssimo; um verdadeiro paraíso! Será milagre?...

Como noutros locais nordestinos, as praias com areias claras, águas transparentes e um cenário natural espantoso, são a grande atração! As mais conhecidas são a Praia do Toque, a Praia do Riacho, a Praia do Marceneiro e a Praia do Patacho, todas elas ideais para relaxar ao sol, mesmo em frente a um mar sereno.

As galés - piscinas naturais que se formam na maré baixa – às quais se chega de barco ou jangadas, são outro dos pontos fortes de São Miguel dos Milagres, e permitem-lhe explorar os recifes de coral, nadar com peixes coloridos e assistir - e fazer parte - de um verdadeiro espetáculo natural!

Mas, natureza à parte, culturalmente a região também é riquíssima, e é marcada pela presença de quilombos - comunidades formadas por descendentes de escravos que mantêm as suas tradições e estilo de vida - que podem ser visitados. Uma vez aqui ficará a conhecer a cultura quilombola, participar de atividades locais e, claro, provar as delícias típicas desta região.

Lençóis Maranhenses

Localizado no estado do Maranhão, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma verdadeira joia da natureza! É conhecido pelas imensas dunas de areia brancas, lagoas de águas doces e cristalinas, que formam um cenário – e um ecossistema – único; um verdadeiro oásis (sobre)natural.

Com uma área de cerca de 155 mil hectares, as dunas estendem-se até se perderem de vista. E durante a temporada das chuvas, as areias cobrem a região, assemelhando-se a grandes lençóis brancos, daí o nome, com lagoas que se formam, de tamanho e profundidades diferentes, mas com águas cristalinas, que refletem tudo e todas as cores.

Com tantas dunas, este é o cenário perfeito para fazer um passeio de jipe, moto quatro ou mesmo a pé, proporcionando um divertido desafio para os amantes de sandboard – um desporto semelhante ao snowboard, mas em que, com uma prancha especial, se desliza pelas encostas das areias.

A cidade de Barreirinhas é uma das entradas para os Lençóis Maranhenses, sendo daqui que partem os passeios para as principais atrações do parque, entre as quais se incluem a Lagoa Azul, a Lagoa Bonita e a Lagoa do Peixe. Os nomes dizem tudo.

Dentro do Parque existem cerca de 700 famílias que ali vivem e que são consideradas guardiãs e protetoras do meio ambiente. Comunidades sertanejas que ali se estabeleceram por causa da existência de água e comida, e que produzem os seus próprios alimentos - peixe e carne, vegetais e fruta - e também artesanato.

Visitá-las é uma boa forma de aprender mais sobre a região e sobre a importância de preservar este ecossistema fantástico e muito especial!

Chapada Diamantina

O Brasil é pleno de lugares magníficos e a Chapada Diamantina é, certamente, um deles! Localizada na Bahia, numa área de cerca de 38 mil quilómetros quadrados, que atravessa diversos municípios – Lençóis, Mucugê, Vale do Capão e Igatu - esta é uma área de planalto com serras, montanhas, vales, rios, cascatas e grutas, enfim, tudo o que torna um lugar deslumbrante e encantador!

Esta descrição já indicia o que se destaca na área, e que é, sem dúvida, a geologia, a fauna e a flora. Por isso, se adora aventura, não vai querer sair daqui. Dos trilhos agradáveis, aos realmente desafiadores, emoções fortes não faltam!

O trilho para a Cachoeira da Fumaça tem uns impressionantes 380 metros de altura. A Gruta da Pratinha é uma entre várias onde pode nadar. E se na Gruta Azul as águas têm um azul intenso, na Gruta Lapa Doce o que se destaca são os salões e as formações rochosas.

Sem surpresas, a Chapada Diamantina abriga um Parque Natural com o mesmo nome, e que consiste numa unidade que preserva grande parte da biodiversidade desta área. Como tal, no seu interior é possível encontrar espécies únicas de animais e plantas, como as bromélias, as orquídeas, os tatus, os tamanduás, as raposas e diversos tipos de aves.

O seu nome justifica-se por ter sido palco de exploração de diamantes no século XIX, mas a riqueza da sua história está, também, marcada pelas tradições quilombolas e indígenas, cujos vestígios ainda existem nas cidades e cultura desta região. Um lugar que merece uma visita que será, certamente, inesquecível!

Chapada das Mesas

Localizada no estado do Maranhão, a Chapada das Mesas é uma região conhecida pela beleza natural, onde as formações rochosas – em forma de mesas - os desfiladeiros, as cascatas e os rios, são os protagonistas.

Para quem gosta de se desafiar, o Cânion Encantado e o Cânion da Pedra Caída são dois pontos obrigatórios para paisagens belíssimas e um passeio cheio de boas surpresas, como as muitas cascatas que por aqui existem. Nestas encontra, frequentemente, piscinas naturais e quedas de água que proporcionam uma experiência digna de filme. É maravilhosamente refrescante!

Mas também os rios são dignos de nota. O Tocantins é um deles e, porque atravessa a região, é perfeito para um passeio de barco que lhe permite explorar as margens do rio. Já no rio Farinha pode deliciar-se com um banho revigorante em águas cristalinas.

Como noutros locais mais escondidos do Brasil, a Chapada das Mesas abriga comunidades quilombolas que até hoje preservam e mantêm as suas tradições, usos e costumes. O artesanato é um dos produtos que vale a pena conhecer, até porque é uma forma de saber mais sobre a sua história e estilo de vida, ambos muito enriquecedores!

Carolina é a cidade ideal para partir em busca desta região, que atrai aventureiros e fotógrafos de todo o mundo em busca de emoções fortes e de uma beleza sem fim!

Trancoso, Itacaré, São Miguel dos Milagres, Lençóis Maranhenses

KnowtoGo

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.

What’s a Rich Text element?

The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.

Static and dynamic content editing

A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!

How to customize formatting for each rich text

Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.