Coral Farming
MaldivasUma prática sustentável de conservação marinha que ajuda a reduzir a pressão sobre os recifes de coral naturais.
Os recifes de coral são ecossistemas marinhos incrivelmente diversos e importantes que fornecem habitat para uma ampla variedade de vida marinha e contribuem para a saúde geral dos oceanos.
Para os preservar e, tanto quanto possível, restaurar, foi inventada a coral farming, uma prática sustentável de conservação marinha que ajuda a reduzir a pressão sobre os recifes de coral naturais, causada pela recolha de corais selvagens e pelo turismo de mergulho e snorkel; e a aumentar a resiliência dos recifes de coral face às crescentes ameaças, como o aquecimento global, a acidificação dos oceanos e a poluição.
Desta forma, nas Maldivas, tal como noutros locais do mundo, a coral farming envolve a recolha de fragmentos saudáveis de corais de recifes naturais, que são então cultivados em viveiros especialmente projetados em áreas protegidas ou estratégicas – isto é, que são fixados em estruturas de metal ou cordas, onde são alimentados e cuidados até crescerem e se tornarem corais maduros. Depois disso, são de novo transplantados para os recifes naturais, onde ajudam a restaurar as áreas degradadas ou danificadas, tornando-se num novo habitat para peixes e outras formas de vida marinha.
As Maldivas têm sido pioneiras na adoção da coral farming como parte de seus esforços de conservação marinha.
Vários resorts e organizações locais estão envolvidos em projetos de cultivo de corais, visando a proteção e restauração dos recifes de coral nas Maldivas. Estes projetos envolvem ações de sensibilização pública para a importância dos recifes de coral e da conservação marinha, bem como a divulgação da informação que a recolha de corais ou a interferência nos recifes de coral sem a devida autorização é estritamente proibida.